domingo, 20 de abril de 2014

Um domingo de Páscoa diferente

Nunca me lembro de acordar tão cedo num domingo de Páscoa... 6:30 foi absolutamente um record! Havia necessidade de acordar tão cedo?! Não, não havia... mas penso que lá no fundo tinha um certo receio de adormecer!! Assim, em vez de adormecer acordei com uma hora de avanço! E contrariamente ao que pensei durante toda a semana levantei-me sem nenhuma contrariedade, preparei-me e lá sai para mais um dia de trabalho!!! Trabalhar no dia de Páscoa?! Sim.... pois, este ano lá me calhou estar de urgência!


Saí e deparei-me com um frio cortante... -1º marcava o mostrador do carro! Nevoeiro cerrado, mas que prometia um bonito dia! E não foi necessário esperar muito, para ser beijada pelos quentes e reconfortantes raios de sol, bastou conduzir para fora de Morteau durante uns 5 minutos!! E inesperadamente dei comigo a sorrir diversas vezes durante a minha viagem para o consultório... com o sol... com a paisagem verdejante que me acompanhou durante toda a viagem... com as vaquinhas que não deixaram de me cumprimentar... com os inúmeros corvos e outros pássaros que esvoaçavam do lado de fora do carro, satisfeitíssimos com o fantástico dia que os esperava... 

Terminei a manhã de trabalho com uma sensação tão agradável.... um grande prazer... como se de alguma forma algo de bom me inundasse o peito! Foi tão estranho (principalmente porque, confesso, passei a semana inteira contrariadíssima por ter que ir trabalhar hoje), mas foi como uma sensação de dever cumprido! Senti-me útil, senti que ajudei alguém... e como esse sentimento é maravilhoso :) Talvez pela primeira vez na minha vida, fiz realmente algo de útil num domingo de Páscoa... algo mais do que trocar amêndoas, folares e chocolates.... talvez este ano o significado da Páscoa tenha sido mais verdadeiro!

Almocei e saí para uma caminhada... uma grande caminhada, quero corrigir! E queria continuar, mas as pernas não deixaram... estavam a reclamar, queriam parar, queriam voltar para casa e para a cadeira... exigiam repouso!! E tive que lhes obedecer... caminhei quase 2:30h, mas mesmo assim percebi como estou em baixo de forma :( e isso fez-me tomar uma decisão! Hora de voltar às caminhadas, hora de voltar a comandar o meu corpo, e não deixar que ele ou a preguiça me comandem... e nenhum dia melhor do que hoje para me comprometer com isso! Está feito... a partir de amanhã há que sair para caminhar pelo menos 3 vezes por semana, está dito!!!

Toda a gente que me conhece sabe como não sou adepta do exercício físico... o desporto é um grande sacrifício para mim! Ginásio então está completamente fora de questão... no  entanto caminhar é algo que gosto, que me dá prazer... então por que motivo sou vencida pela preguiça?!?! Não pode ser... tenho que continuar em direcção à minha vida mais saudável!! Já consegui tantas pequenas vitórias, já consegui mudar tantos hábitos... agora é esforçar-me para tornar o exercício físico, neste caso a caminhada, em rotina! E para isso, para que algo se torne um hábito, se torne rotina, há que o fazer continuamente, pelo menos, durante 12 semanas! Ora toca a começar que a primeira começa já amanhã :)

E apesar de hoje me sentir tranquila, calma, grata e feliz, não consigo deixar de pensar que esta data assinala algo de muito infeliz!! Não sei porque não consigo apagar estas datas da memória, porque motivo elas continuam tão vivas e frescas, mas apesar de alguma tristeza, e de passarem vezes sem fim flashes desse terrível dia na minha cabeça, não deixo de sentir que de alguma forma estás bem, e isso tranquiliza-me! 

Sem comentários: