domingo, 16 de junho de 2013

Viagem...

Ontem foi um longo dia de viagem, mas contrariamente ao que seria de esperar, não foi nada aborrecido ou cansativo, muito pelo contrário, foi contemplativo e enriquecedor! Comecei o dia em Monza, passei por Milão, atravessei a Suíça e finalmente cheguei a França, onde voltei a casa... foram 5 comboios, algumas horas, muitas paisagens e milhentos pensamentos! Comecei por visualizar um filme, mas ao olhar pela janela, e observar a magnifica paisagem, percebi que seria um desperdício não a contemplar! Não é todos os dias que tenho acesso a tamanha beleza, e confesso que percorri a maioria da viagem com um sorriso nos lábios! Foi uma viagem que me deixou feliz... e apesar do turbilhão de pensamentos que teimavam em não acalmar, sentia-me tranquila, tinha conseguido chegado a tantas conclusões e sentia-me com a certeza de saber aquilo que queria, e o que é mais importante para mim! 

Contudo, mal entrei em casa, poucos minutos passaram e toda essa felicidade, tranquilidade se tinham evaporado! Foi como se uma nuvem negra se tivesse abatido e todas as certezas tivessem sido sugadas, dando lugar a um mar de incertezas, insegurança e tristeza! 

Não faz sentido.... ou no fundo, se calhar faz todo o sentido! Mas fazendo sentido ou não, sendo lógico ou ilógico, o meu único objectivo passa por eliminar esta nuvem, pois sou a única pessoa que tem poderes para o fazer! Ontem ao olhar para a imensidão dos Alpes percebi que nestes últimos meses consegui perder quase tudo o que conquistei nos últimos 3 anos de luta, aprendizagem, persistência, força de vontade, positivismo.... e eu não quero isso! Foi um caminho tão longo até aqui, que não me posso permitir a recuar, e que acima de tudo não quero voltar a aquele lugar, não quero voltar a ser aquela pessoa, e por isso, a partir de hoje a minha meta volta a ser a felicidade! E vou voltar a preocupar-me unicamente com esse objectivo, vencendo os meus medos, as minhas incertezas, a minha inércia.... 

Hoje li um estudo que dizia que os cientistas calculam que 50% da felicidade é genética, enquanto que os outros 10% são determinados pelas circunstâncias da vida e 40% pelos nossos pensamentos e acções!

Logo, mesmo não podendo comandar os nossos genes e muitas vezes não controlando as circunstâncias da vida, 40 % são inteiramente da nossa responsabilidade... logo é minha prioridade que esses 40% atinjam o máximo de felicidade possível, e é por isso que a partir de hoje vou deixar de reclamar da vida, e voltar a assumir o seu controle!

Como?! É onde me pretendo debruçar nos próximos dias... mas talvez voltando a ler todos os livros e dicas sobre felicidade que já me acompanharam uma vez :) Se resultaram uma vez, parece-me um bom ponto de partida!

Bora partir rumo à felicidade!!


Sem comentários: