domingo, 11 de março de 2018

Sinto-me a pior mãe do mundo quando...

... ligo a Tv para o Pedro ficar entretido de modo a que eu consiga fazer alguma coisa!

O "Panda e os Caricas" foi primeiro "programa" que lhe captou a atenção na Tv. A música, as cores, o movimento, parecem exercer um efeito hipnótico e desde alguns meses a esta parte que o consegue manter entretido... quando preciso de comer, fazer alguma tarefa, quando está muito chorão e rabugento o Panda acaba por ser um enorme aliado, porque o consegue acalmar e entreter (na maioria das vezes)...  

- Óptimo! Um programa que o consegue entreter durante horas, estás como queres... ele fica entretido colado à Tv e tu podes fazer o que quiseres!

Sim, poderia ser óptimo, se eu achasse que a Tv nesta idade poderia ser benéfica... mas eu não acho isso, muito pelo contrário, parece-me uma estimulação excessiva, para o cerebrozinho em formação e que tenta absorver tudo o que está à volta! Acredito mesmo que ver Tv nesta idade pode ser prejudicial a longo prazo... se muitas vezes eu me deito e não consigo deixar de ouvir as músicas do Panda a martelar dentro da minha cabeça, se não consigo desligar daquele som, como será que está a cabeça dele? 

E é por isso que de cada vez que lhe ligo a Tv para ele ver o Panda, me fico a sentir pessimamente como se fosse a pior mãe do mundo... mas a verdade é que sinto dificuldade em encontrar actividades que o consigam entreter e ocupar durante todo o dia, todos os dias da semana...  Tenho muita curiosidade em saber o que fazem as crianças desta idade na creche.. como ocupam o tempo? Têm actividades? Brinquedos livres que vão explorando? Entretêm-se umas com as outras? Choram e ficam por ali a chorar até se cansarem? Infelizmente acho que não conheço nenhuma educadora de infância que me tire estas dúvidas...

Mesmo não sendo educadores de infância há por aí sugestões para ocupar e estimular uma criança de um ano, que continua a ter como objectivo major colocar tudo o que apanha na boca? 



Foto: Mel

Sem comentários: