segunda-feira, 21 de abril de 2014

Benfica

Sim, sou benfiquista... poderia ser portista, sportinguista, parisista, mancherstersita, ou outro ista qualquer! Mas graças ao meu pai sou benfiquista! Acho que aquele ditado que diz, longe da vista, longe do coração, tem o seu Quê de verdade... desde que me lembro que gosto e sofro muito com o futebol! Acho que inevitavelmente fui contagiada pelo temperamento do meu pai nesse campo, e sempre vibrei com as conquistas, chorei com algumas derrotas, sorri muito, sofri outro tanto.... mas desde que me mudei para frança, a minha relação com o futebol ficou um pouco mais afastada! Acompanho as competições, mas com alguma distância! Actualmente é raro ver um jogo de futebol... mas ontem o Benfica ganhou o campeonato! Foi novamente campeão nacional, e apesar de não me sentir tão excitada e feliz como de todas as vezes anteriores, fiquei contente, claro (apesar de achar um pouco excessivos alguns dos comentários postados nas redes sociais, mas já sabemos que há sempre pessoas para as quais os FairPlay é algo que não existe...)...

Mas não pude deixar de ir acompanhando as notícias postadas, e de verificar como esta conquista colocou todo o país a festejar! Uma boa parte de Portugal saiu à rua! Alergia, contentamento, felicidade, estavam estampados no rosto de milhares de portugueses um pouco por todo o país, e até no estrangeiro! 
Claro que tão rapidamente como os cachecóis e bandeiras saíram dos armários para a rua, também começaram a chover críticas de todos os lados... como é que num país quase a desaparecer, em que não há emprego, comida, se pode fazer uma festa assim?! Não haverá coisas mais graves com que se preocupar?! Claro que sim.... mas porque não aproveitar esta paixão em torno deste desporto, deste símbolo para melhorar um pouco a felicidade do país... nem que seja por pouco tempo! O país ficou melhor? A vitória do Benfica ajudou a melhorar a economia do país? Vamos finalmente sair da crise? Não, claro que não... mas a alma dos benfiquistas ficou mais colorida... a verdade é que os milhões de benfiquistas que têm andado centrados nos seus problemas e deprimidos, hoje tinham um motivo para sorrir e serem mais felizes! Porque não os deixam aproveitar essa felicidade? Porque temos sempre que ser egoístas e mesquinhos e querer estragar a felicidade dos outros? 
Eu continuo exactamente como no sábado, com as mesmas dúvidas, os mesmos problemas, as mesmas descrenças num país em que teima em me desiludir a cada dia que passa, e em que apenas procura a felicidade de uma minoria, e teima em que a maioria seja infeliz... mas ontem deitei-me um pouco mais feliz, porque uma das minhas paixões deu-me uma alegria, que embora transitória me fez sorrir! 

Sim, é verdade que eu também gostava de ver toda esta multidão junta de corpo e alma, na luta por um país melhor, por um país onde viver fosse possível e convidativo... um país que não abandonasse os seus jovens e que os obrigasse a emigrar... um país que não obrigasse seres vivos a passarem fome... um país em que viver fosse possível, e não tivéssemos que mendigar pela nossa sobrevivência... gostava de ver toda esta multidão a sair à rua para exigir um país mais ético e justo... um país mais sustentável... um país com rumo próprio e que não ande à vontade de grandes economias ou corporações... um país a sério, com políticas que defendessem os seus cidadãos e não os lobbies instaurados.... gostava de sentir que estamos juntos na luta pela sobrevivência do nosso país! Mas parece-me que isso não é possível... e porquê?! Porque o amor, a paixão pelo Benfica faz-nos acreditar que é possível vencer... faz-nos acreditar que podemos ser felizes! Enquanto que parece-me que deixámos de acreditar em Portugal... não acreditamos em nenhum dos nossos políticos nem nas suas mesquinhas políticas... como nos vamos unir num só corpo e numa só alma em torno de algo em que não acreditamos?! Como vamos sair à rua defender Portugal, se deixámos de acreditar em Portugal? Vamos unir-nos e sair à rua para torcer por quem, se deixámos de acreditar nos políticos? 

Acho que somos um povo forte, cheio de histórias e conquistas que o comprovam! Mas em todas as nossas conquistas nós acreditávamos que podíamos vencer... nós acreditávamos que apesar do enorme esforço que tínhamos que fazer, esse esforço seria recompensado... e agora será que ainda acreditamos?! Será que ainda acreditamos em Portugal?! Será que ainda vamos conseguir sair á rua como ontem, mas não apenas benfiquistas, mas também todos os outros istas, unidos, a gritar a uma só voz por Portugal... eu quero muito acreditar que sim! Que esse dia está para breve... mas para isso precisamos de um "Jesus" que nos faça acreditar de novo em Portugal.....

E enquanto esse dia não chega, deixei-nos a nós, benquistas, vibrar e festejar com as vitórias do nosso clube... em paz, com FairPlay, porque essa alegria de vibrar com as vitórias e sofrer com as derrotas é algo difícil de explicar, mas que nos acompanha independentemente da nossa cor clubística... e quer queiramos quer não, o Benfica é grande.. é Enorme.... precisamos fazer de Portugal algo maior que o Benfica!

Sem comentários: