sábado, 25 de abril de 2020

25 de Abril!



Mais umas das músicas que me lembro de o meu pai me trautear... mais um bocadinho de liberdade que ele me transmitia!

Muitas vezes ouvi contar como eram "as coisas" antes do 25 de Abril, muitas histórias que absorvia com toda a atenção, e que, apesar da minha imaginação de criança construir muitos enredos dentro da sua cabecinha, acho que talvez nenhum chegasse perto da realidade... porque, felizmente, foi uma realidade que não vivi, que não experienciei! O que faz com que, ainda hoje, tenha dificuldade em saber, na realidade o que era viver numa sociedade fascista!

Porque hoje, mais do que nunca, nos queixamos de ter a nossa liberdade condicionada, com certeza que, mesmo assim, estamos muito longe dos condicionamentos que se viviam há meio século atrás... porque apesar de muitos de nós estarmos confinados ao espaço de nossas casas, somos livres de dizer (e muitas vezes de dizer barbaridades gigantes, sem sequer as pensarmos, ou sem pensarmos nas consequências que podem ter... algo que, anos atrás, nos poderia custar a vida!!)!

Por tudo isto e muito mais, OBRIGADA a toda uma geração que lutou para que fosse possível vivermos num país mais livre hoje!

E OBRIGADA a todos aqueles que, hoje em dia, continuam a lutar por uma causa maior do que eles próprios! 

Obrigada a todos que continuam a colocar um bem maior à frente do seu, para que possamos voltar a ser mais LIVRES!

Foto: Goran Horvat from Pixabay 


2 comentários:

Mary disse...

Talvez porque crescemos na mesma casa, a ouvir as mesmas músicas e as mesmas histórias, o 25 de Abril é sem dúvida um dos feriados que mais me emociona, que mais me faz sentir grata pela liberdade que tive toda a vida!
Sim, acho que ninguém que não viveu um regime fascista consegue imaginar o que é, por mais que tente... Podemos ver filmes da época, ler relatos, ouvir histórias... mas não sentimos na pele o medo de falar, de estar em comunidade, de termos a nossa vida ou a de pessoas que nos são queridas em risco por termos uma convicção político ou mesmo de direitos humanos! Vermos injustiças a acontecer à nossa volta e sermos forçados a compactuar porque a penalização é demasiado alta! Nós que nascemos depois de 1974 não sabemos nem imaginamos o que isto é, e do fundo do coração agradeço aos militares que tiveram a coragem de lutar para que o 25 de Abril acontecesse!
Curiosamente esta não é a música que mais me lembro do pai nos cantar... Escolheria "Uma gaivota voava voava..." ou "Canta, Amigo, Canta"! De certeza que só ler estes nomes já te transporta para a infância quando o pai cuidava de nós e nos trauteava :)
Doce memória!
Viva a Liberdade!
Que nunca voltemos atrás!

Mel* disse...

Sim, apesar de me recordar do pai cantar esta música, não era das mais comuns, contudo como já tinha postado em anos anteriores o "canta, amigo, canta" e "Uma gaivota voava", tentei lembrar-me de outra :) Também poderia ter sido a "Grândola Vila Morena", mas não sei bem porquê, veio esta :)

Sem dúvida que temos muito a agradecer a todos os que tornaram o 25 de Abril possível, pois sem ele, não seríamos quem somos, nem faríamos muito das coisas que tomamos como garantidas nas nossas rotinas atuais (apesar de no momento estas estarem um pouco condicionadas!)

E ontem, quando via no telejornal, as imagens das pessoas a cantar o "Grândola Vila Morena" das suas janelas e varandas, também me emocionei e dei comigo a chorar! Porque apesar de não ter vivido a revolução, de alguma forma sinto que ela também faz parte de mim!

E que o tempo não consiga apagar as memórias do que se viveu, para que não se repita! Que o 25 de Abril esteja sempre presente em nós!