quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ronaldo

Gosto de futebol, gosto muito até mas a verdade é que não entendo muito! Quando muito poderei ser uma treinadora de bancada, mas qualquer coisa que me relacione com treinadora talvez seja abusivo da minha parte.. gosto de ver um bom espectáculo de futebol, de preferência com muita bola corrida, poucas faltas e muitos golos, mas de tácticas e técnica entendo pouco... ontem não tive oportunidade de ver o Dinamarca-Porugal, na totalidade, apenas os últimos 20 minutos, mas foi suficiente para ver um falhanço incrível de Ronaldo na cara do guarda-redes! Golo esse, que ao acontecer, teria dado tranquilidade a Portugal e evitado o sofrimento dos últimos minutos.... ao ler o rescaldo do jogo, não vi mais do que críticas e críticas a Cristiano Ronaldo.... sim, possivelmente não esteve bem, mas também não é necessário crucificar o rapaz... todos temos dias menos bons! Todos temos daqueles dias em que parece que tudo o que fazemos dá errado, por muito que nos esforcemos... aqueles dias em que devíamos ser proibidos de tocar no que quer que seja, e que nem deveríamos ter saído da cama... todos, penso que todos sem excepção, temos dias desses, e talvez o Ronaldo tenha tido um desses dias ontem!! 

Quer gostemos, quer não do Ronaldo, a verdade é que ele é um óptimo jogador, e pelo que me parece (a mim que não entendo nada de futebol), é que ele joga sempre com garra, determinação, que luta sempre até ao fim, mesmo nem sempre correndo bem... ele é uma peça fundamental na nossa selecção, mas é justo meter todas as esperanças da selecção num único jogador, por muito bom que ele seja??! Não me parece justo... são 11, não apenas 1....

Não sou a fã número 1 do Ronaldo, mas admiro tudo o que ele conquistou!! Admiro a sua coragem, determinação, força de vontade... admiro o facto de ter deixado a sua casa e a sua família sendo uma criança, para lutar por um sonho, e ter mantido a força suficiente para nunca desistir! Parece fácil, para nós que assistimos ao longe, mas tenho a certeza que deve ter sido tudo menos fácil!

Lembro-me de há muitos anos, ver uma reportagem sobre o Cristiano Ronaldo, ainda antes de ser a estrela que é, onde ele dizia que um dia ia ser o melhor jogador do mundo! Eu usava muitas vezes essa entrevista para me motivar, quando estava na faculdade: "Se o Ronaldo conseguiu ser o melhor jogador do mundo, porque é que eu não poderei ser a melhor dentista do mundo?!" A verdade é que ele deu o seu melhor e conseguiu mesmo, enquanto eu não sou, nem serei a melhor dentista do mundo, mas já ficarei feliz se a cada dia conseguir dar o meu melhor....

É por isto, e por muitas outras coisas que eu admiro o Ronaldo! E embora já o tenha achado convencido e arrogante, acho que o facto de se admitir que se é bom, não torna uma pessoa arrogante.... E querendo ou não ele é um (óptimo) embaixador de Portugal... porque onde quer que passemos, todos conhecem o Ronaldo... quando digo que sou portuguesa, a primeira coisa que me falam é do Ronaldo, mesmo não sabendo onde fica Portugal, se na Europa, África ou América, mesmo não conhecendo nada de nada do nosso Portugal, conhecem o Ronaldo e sabem que é Português! 

Por isso Parabéns por teres conseguido o teu sonho, e obrigado por levares Portugal aos 4 cantos do Mundo.... porque o importante é darmos o nosso melhor, para dignificarmos o nosso país, independentemente da nossa profissão! Acho que temos que mudar a nossa mentalidade, e parar de falar mal do que é nosso! Temos que ter orgulho em nós, dar valor às nossas conquistas, e parar de falar mal de nós!! Se não gostarmos de nós, quem gostará?! (temos que mudar, para então conseguirmos mudar a ideia que os estrangeiros têm de nós... que pelo que vejo, não é nada simpática, e está muito longe da realidade...)

Obrigada Ronaldo, e obrigada a todos os portugueses que se levantam a cada dia para dignificarem o nosso país!

Sem comentários: