quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Amniocentese

Dizer que estou mais calma não é propriamente correcto, mas é o objectivo major para os próximos dias. Repouso e no stress, são as recomendações da médica. 

Lá voltei hoje à maternidade, para a tão aguardada consulta de DPN (Diagnóstico Pré-Natal). Tenho que agradecer a rapidez com que esta aconteceu, pois passaram apenas 2 dias, desde que foi pedida (mas 2 dias com sabor a 10). Eu sabia que seria para realizar mais exames, talvez repetir a ecografia e que dificilmente sairia com um diagnóstico, mas tinha alguma esperança de poder saber já alguma coisa nova. 

Entrei no consultório, ouvi a médica e ela recomendou que se fizesse uma amniocentese -"amniocentese é um método de diagnóstico pré-natal que consiste na aspiração transabdominal duma pequena quantidade de fluido amniótico da bolsa amniótica, que envolve o feto. É tipicamente aconselhada aos pais perante a probabilidade de deformações genéticas durante a gravidez" (wikipédia). 

Isto era praticamente tudo o que sabia acerca da amniocentese (e que tem um risco mínimo de provocar aborto, mas este risco é tanto maior quanto mais precoce for o exame). Disse que sim, que se é o necessário para saber o que se passa, bora lá... mas fiquei um bocadinho apreensiva... mal ouvi a palavra amniocentese na minha cabeça surgiu logo a imagem de uma agulha e seringa gigantes a espetarem a minha barriga e eu a contorcer-me de dores...espetar uma agulha na barriga, isso vai doer muito com certeza!!! 

Mas não, não doeu... não poderia estar mai enganada! Primeiro não é uma agulha gigante, é sim uma agulha bem fininha, e segundo mal senti a agulha a entrar. Aproveitei uma vez mais para olhar o monitor da ecografia (pois ao mesmo tempo que a médica escolhe o melhor local para inserir a agulha, tem que monotorizar o bebé, pois não o pode atingir) e observar o meu bebé e o seu coraçãozinho acelerado, que de imediato acelera também o meu, como se batessem em uníssono.

E mais uma vez a espera.... 8 dias para os resultados preliminares (ou para as patologias mais comuns como a trissomia 21, 18 ou 13) e 15 dias para os resultados finais... mais 2 semanas sem saber realmente o que se passa... mais 2 semanas de stress e angustia (apesar do stress ser algo proibido).. 14 dias... 336 horas... 20160 minutos... 1209600 segundos.... 

Resta-me continuar a meditar, a pensar positivo, a acreditar que tudo está bem e a passar muita energia e muitos pensamentos positivos para o meu bebé, porque enquanto não souber mais nada, tudo pode estar realmente bem. 
Só por Hoje: Acredito!

Fotos: 1- iirlinnaa em pixabay 2- geralt em pixabay 



Sem comentários: