terça-feira, 28 de novembro de 2017

Surpresas... nem sempre as melhores!

Estava ansiosa que o dia de hoje chegasse, estava desejosa de fazer a ecografia. Todos estavam também curiosos para saber o sexo do bebé. E cada vez que me perguntavam isso, na minha cabeça só ecoava o mais importante é saber se está tudo bem… não queria ir sozinha, sentia que precisava de companhia… mas a hora da eco chegou, e estava sozinha… entrei na sala e encontrei mais uma vez o Sr. Dr. que não queria - “ele é muito bom médico, e é isso que interessa”, pois, ele pode ser um óptimo médico, mas não prima pela simpatia e deixa-me nervosa… faz o exame calado, passam-se muitos minutos sem que ele diga uma única palavra, e passa o tempo a bufar e a abanar a cabeça… acho que deixa qualquer um à beira de um ataque de nervos… nós estamos ali deitadas, a olhar para o ecrã, a acompanhar os passos, mas na verdade a maioria de nós não os consegue interpretar, precisamos de um feedback, precisamos que o médico vá partilhando o que vê connosco…. - mas não podia fugir e tive que me deitar na marquesa mesmo com ele! 

Gel fresquinho na barriga e a sonda a fazer milagres e a mostrar-me o meu bebé… vou tentando acompanhar as imagens, a cara, a coluna, e de repente o coraçaozinho a bater, o meu coração deu um pulo e acelerou, os olhos humedeceram e fiquei realmente emocionada… aquele coraçãozinho indicava que aquele ser tão pequenino estava vivo dentro de mim, senti o coração cheio de um amor enorme. Devem ter passado uns 15-20 minutos quando o médico disse que me podia levantar. Perguntei se estava tudo bem, e ele respondeu que aparentemente sim. Uffa… era tudo o que eu queria ouvir, a minha ansiedade afinal não tinha motivo, podia respirar de alivio! 

Mas esta sensação durou muito pouco, talvez menos de um minuto, porque mal ele olhou para o ecrã do computador disse que uma medida não estava muito bem, que se devia ter enganado a medir, e pediu para me deitar de novo na marquesa.. mais gel frio na barriga, mas desta vez o frio era não só na pele, mas sentia mesmo um frio na barriga, daqueles bem internos e que nos deixam um nó na garganta… mais observações, mais medições e noticias menos boas… afinal não estava tudo aparentemente bem… afinal as medidas estão fora do padrão… afinal há qualquer coisa que não está correcto… afinal o meu bebé pode não estar assim tão bem (mas como se o coraçãozinho estava a bater tão feliz??!)…

mas o que se passa??!! O que tem o meu bebé? Está muito pequenino, estas medidas estão fora dos parâmetros… pode aguardar lá fora que eu vou falar com a sua médica!
A médica tentou manter um ar calmo e explicar, o que aparentemente ela também não conseguia explicar, pois parece não haver uma justificação para estes valores… pode ser um erro de datação do bebé, ou pode ser algum síndrome ou alteração cromossómica.. alteração cromossomica?! Patologia genética?! Uau… Espera, a partir daquele instante penso que não ouvi muito mais… aquelas palavras ficaram a ecoar na minha cabeça, e o resto da consulta está envolta num pouco de névoa… 


São 4:17 da manhã e não consigo dormir… o que se passa com o meu bebé? Esta ignorância é o pior, o não saber é muito complicado de gerir… muitas imagens passam pela cabeça, muitos cenários, e sim, a maioria deles não é positivo nem animador. Será que foi apenas um erro de cálculo, o bebé tem menos tempo do que o inicialmente estimado e está de perfeita saúde ou será que o tempo calculado está correcto e tem um problema? Será um problema tratável ou será grave e com consequências avassaladoras? Não sei… e só me resta aguardar….

Fotos: 1 - Unsplash em visualhunt 2 - visualhunt

2 comentários:

Mary disse...

Minha querida, ninguém (que não passe pela mesma situação) pode calcular a ansiedade, medo e nervosismo que se apoderam de uma mão que ouve que há a possibilidade de haver algum problema com o seu bebé. Eu mesma nesse dia tive dificuldades em manter a esperança, mas aos poucos uma voz interna me acalmou e me disse "está tudo bem"! E hoje acredito verdadeiramente que a nossa menina está bem, apenas precisou de dizer "mamã, eu estou aqui!" =) Vamos dar-lhe muito carinho e muitos miminhos e ela vai crescer forte e feliz =) Coragem e muita fé! Um abraço bem apertadinho para as duas ;)

Mel* disse...

Também ouço essa mesma voz interna: "está tudo bem com a bebé - agora vê lá se tens mais cuidado contigo e com ela e tudo correrá bem!" E é nisto que acredito.. só falta a confirmação final dos médicos :) Já está quase... mas a espera, essa, não deixa de ser tramada!!