sábado, 8 de março de 2008

Mulher............


"Mulher...
Sexo frágil?
Não é verdade.
Independente da idade
Carrega a responsabilidade
De simplesmente, ser mulher.
Cruz ou privilégio
Sempre é um remédio
Para a insensibilidade,
Masculinidade:
Às vezes rude,
Às vezes grude,
Que sempre urdi
Contra a sociedade,
Achando graça na possibilidade
De ser melhor
Sendo pior;
Sendo a maior,
Fonte de guerras;
Antro de feras,
A competir,
A impelir
O fim do mundo.


Mulher...
Sexo forte;
Carrega o peso ou privilégio
De ser mãe,
amante,
irmã
E esposa em seu afã
De ser amada,
De ser o amor,
De ser a cor,
Da tela escura,
Da pintura,
Na escultura;
Do artista, musa;
Que se utiliza
Do esplendor
E do dulçor;
No traço
E no retrato,
De um simples ato,
De um simples jeito,
Mais belo,
E complexo,
De ser mulher."


Dia 8 de Março, dia internacional da mulher….. Parece um grande feito existir um dia internacional da mulher….. terá este dia realmente algum sentido?? Eu penso que é, sem dúvida, um dia para ser lembrado e comemorado. Não que a mulher precise de um dia específico, de uma data pré-estabelecida para ser importante, pois o seu dia são todos os dias, mas serve apenas para relembrar que a mulher tem direitos, e que estes são exactamente iguais aos do homem.
Este dia só surgiu devido à sociedade machista em que se vive, sociedade que muitas vezes se esquece da igualdade de direitos, que simplesmente se esquece que as mulheres são seres humanos.



É optimista quando reparamos que apesar de todas as contrariedades com que se depara, a mulher está cada vez mais a conquistar o seu espaço e o seu lugar na sociedade… Mas é triste quando paramos e verificamos que isso na realidade não se verifica com todas as mulheres, em todas as sociedades, e enquanto assim for será sempre necessário e importante comemorar o dia internacional da mulher, para dar voz a todas aquelas que simplesmente são abafadas, mal tratadas, ignoradas….. Para que num futuro próximo dia da mulher possa realmente ser todos os dias, todas as horas, todos os minutos e todos os segundo……

Um beijinho grande a todas as mulheres…. Que este dia (e todos os outros) valha realmente a pena…. Que com pequenos passos se consiga mudar o mundo…… eu acredito que seja possível que um dia não seja necessário comemorar o dia da mulher =)

2 comentários:

Anónimo disse...

De hoje não passa... Vou finalmente escrever algumas palavras no teu BLOG! Não é que me tenha esquecido, mas simplesmente não tenho tido o tempo nem a disposição suficientes para poder escrever alguma coisa que, no meu entender, seja minimamente legível! E, claro, tu mereces umas palavras escritas com calma e, sobretudo, pensadas.

Na verdade, depois de ler os teus textos (não todos de uma vez, claro!) não posso deixar de me rever em bastantes palavras e até acontecimentos. No fundo, são também um diário dos meus (nossos) últimos tempos. Pois é, temos passado tantas horas e tantas coisas juntas que acabamos por nos envolver, mesmo sem querer, nas vidas e histórias uma da outra! OBRIGADA por tudo! Porque tu mereces um obrigada e muito mais… Pela companhia, AMIZADE e, principalmente, PACIÊNCIA! Sim, porque eu, como balança que sou, indecisão é o meu ponto forte, ao ponto de achar que ninguém me consegue bater neste aspecto (nem mesmo tu amiga, que és uma "escorpiã" com alguns traços de balança!).

Quanto às FASES DA LUA, eu também as tenho, e tu sabes, mas acho que fazem parte de nós e das nossas vidas a tal ponto que nunca nos hão-de deixar..! Seja ela CHEIA, NOVA, CRESCENTE ou MINGUANTE, temos que as saber gerir e, sobretudo, aproveitá-las da melhor maneira possível! (a este propósito lê http://diariodadeusa.com.sapo.pt/fasesdalua.htm)

Prometo que vou continuar a seguir atentamente os teus textos, desde que a minha (preenchidíssima) agenda o permita!

Quem sabe este blog não te leva mesmo até à… LUA!! Que viagem magnífica seria… E olha, se não tiveres companhia prá viagem (e, claro, ainda não tiveres sido contagiada pela ideia de viajar sozinha), eu faço-te companhia!!



Um beijinho muito grande**

Anónimo disse...

Pois é manokas, dia da MULHER é qd a gente quiser!!! Infelizmente ainda há mta diferença, ainda há preconceitos e maus tratos à nossa femeninidade... Mas quer queiram quer não somos nós que movemos o mundo, somos nós que permitimos a continuidade da espécie, somos nós que sabemos dosear os sentimentos e emoções a fim de equilibrar dias xatos e dificeis... Nós somos o pilar da vida, e ng o pode negar!!! Um dia haverá realmente igualdade e respeito entre ambos os sexos, mas até lá, vamos continuar a lutar para que a nossa vós seja ouvida =D
Para uma das mulheres mais linda que conheço aqui vai um grande beijinho *** =D