segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A responsabilidade de educar!

Ao longo da vida temos dezenas ou até mesmo centenas de papéis, mas tenho agora para mim que o de mãe (ou pai) é o de maior responsabilidade que podemos ter em toda a vida; e por muito que já tenhamos essa ideia, acho que só sentimos realmente esse "peso" quando esse papel passa também a fazer parte de nós. 

O futuro daquele ser que gerámos depende essencialmente de nós: a sua educação, os seus valores, as suas crenças e muitas das características da sua personalidade e maneira de ser dependem dos pais, do que lhes ensinamos, proporcionamos, mostramos e dos nossos exemplos. Esta tem sido uma das minhas maiores preocupações desde que descobri que estava grávida pela primeira vez: 
 - como vou ser eu capaz de educar uma criança, se eu própria muitas vezes ando aqui perdida? 
- Oh, se os outros conseguem tu também consegues… não és menos capacitada do que as restantes mães… 

Sim, verdade, também posso acreditar nisso, se a maioria dos pais conseguem, nós também conseguiremos… mas a verdade é que tenho percebido que não basta conseguir educá-los, é preciso educá-los da melhor forma possível (assim, como penso ser o desejo da maioria dos pais), dando-lhe todas as ferramentas ao nosso alcance, para que eles consigam ser a melhor versão deles próprios. 

Mas o que significa isso na realidade? Como posso saber o que é o melhor para eles? O melhor para eles é aquilo que eu considerar que é o melhor?! E se estiver errada? E se o melhor para eles for totalmente diferente daquilo que eu considero o melhor? E se houver outras alternativas mais adequadas que eu desconheço? Como posso impor regras e limites sem necessariamente alterar a "essência" da criança e deixar que ela seja ela própria? ...  

Sei que nunca vou ter todas as respostas às imensas perguntas que tenho, possivelmente nunca terei nenhuma resposta certa, mas todas estas dúvidas têm-me feito pesquisar e ler bastante nos últimos meses (quero dizer, ler o tanto que me é permitido, pois o tempo livre para o fazer não é tanto quanto gostaria…). Se soubesse o que sei hoje: o pouco tempo que ia ter para ler tudo o que sinto necessidade agora, teria começado muito antes de engravidar... teria lido menos romances e mais sobre educação e parentalidade!! 

Fotos: 1- PublicDomainPictures em Pixabay / 2 - Engin_Akyurt em Pixabay 

Sem comentários: