domingo, 11 de fevereiro de 2018

Garrafas Sensoriais

Desde que comecei a ler sobre o Método Montessori que tenho vontade de o introduzir no nosso quotidiano. Considero que há implementações difíceis de fazer pois requerem alguma logística e alterações mais profundas da casa, enquanto outras são tão simples, que todos nós podemos adoptar, como é o caso das Garrafas Sensoriais. E foi exactamente por aqui que comecei, pois achei que era uma forma simples e barata de fazer um brinquedo que poderia ser bastante interessante e estimulante para o Pedrinho.

São chamadas de Garrafas Sensoriais exactamente porque estimulam os sentidos. Podem ser preenchidas com diversos materiais (missangas, balões, botões, milho, feijão, arroz, purpurinas, pompons, com água, etc...), com o objectivo de captar a atenção da criança para as formas, as cores, os barulhos e o movimento, estimulando:
- a visão - através das cores dos diferentes materiais
- a audição - pois se preenchermos com missangas/milho/feijão o movimento da garrafa vai  fazer barulho proporcionando um óptimo estímulo auditivo (para os pais, talvez não seja óptimo)
- o tacto -  através da manipulação das garrafas
- o movimento - pois as garrafas vão rolar, incitando a criança a ir atrás delas.

E como fazer estas Garrafinhas?

É muito fácil. Basta guardar garrafinhas de plástico com tampa (eu usei de 33 cl) e preencher com os materiais escolhidos. Eu, nas nossas primeiras garrafinhas usei:



1 - pompons coloridos 
2 - água com purpurinas
3 - água com olhinhos a boiar
4 - missangas de várias cores e tamanhos
5 - água com balões e missangas de várias cores e tamanhos

No final de preencher as garrafas colei as tampas e deixei secar bem antes de dar ao Pedrinho para brincar, pois contém materiais muito pequenos, que se ao alcance da criança poderão ser facilmente deglutidos ou aspirados. Como não queremos correr esse risco, e queremos brincar em segurança o melhor é colar as tampas. 

Tinha também pensado em usar botões, feijão e outros materiais, mas achei que não havia necessidade de fazer muitas garrafas, porque ele ia acabar por perder o interesse. Assim, daqui a um tempo posso substituir estas, utilizando novos materiais, pois como acontece com os outros brinquedos, tenho a certeza de que o interesse pelas garrafinhas vai diminuir com o tempo. Se bem que fiquei surpreendida, porque na primeira vez que brincou com elas, manteve-se entretido mais do que 10 minutos, o que é um grande feito!

Conseguem adivinhar qual foi a preferida do Pedrinho?


Fotos - Mel 

Sem comentários: