quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Insight

Hoje ao assistir a um vídeo sobre Parentalidade Consciente, ao ouvir algo que já ouvi dezenas de vezes anteriormente, tive um insight:

- Eles têm mesmo razão! Para conseguir ser uma mãe mais consciente é mesmo por aqui que tenho que começar!!! - antes de atender as necessidades dos meus filhos, tenho que atender as minhas em primeiro lugar... Só se eu estiver com as minhas necessidades preenchidas, terei capacidade de responder às necessidades dos meus filhos! Não posso querer ser uma super mãe se me sinto sem energia, desmotivada, enervada...



De momento, passo praticamente 24 sobre 24 horas com os meus filhos, 7 dias por semana... eles estão sempre comigo, constantemente a chamar por mim, a puxar-me... um puxa uma perna para um lado, o outro puxa a outra para o lado oposto!!! 


Nos últimos dias tenho-me sentido mais enervada, impaciente, a levantar muitas vezes a voz, a "ralhar muito", e hoje realmente percebi que isto provavelmente tem acontecido porque tenho estado sempre com eles, não tenho tido tempo para mim, só para mim... para fazer coisas só minhas! Senti que para estar plenamente com eles, quando estou com eles, para conseguir ser uma mãe consciente quando interagimos, tenho que satisfazer esta minha necessidade primeiro! Preciso de fazer algo por mim, e preciso de começar já hoje, e não "quando tiver tempo". Pois só estando num estado de tranquilidade comigo, conseguirei estar calma, serena e paciente com eles!



Parece que às vezes ouvimos as coisas, elas fazem sentido, até sabemos que são assim, mas não as conseguimos colocar em prática... Ouvimos 1, 2, 10, 50 vezes, e fazem sentido, mas parece que é um sentido mais racional, e um dia voltamos a ouvir, exatamente a mesma coisa, exatamente a mesma mensagem, e nesse dia no entanto há qualquer coisa de diferente... nesse dia, só nesse dia, parece que conseguimos sentir a mensagem... nesse dia deixa de ser um conhecimento teórico, e parece que o conseguimos integrar, parece que "txaram... é mesmo isto!!"


Porquê nesse dia?

Não sei... talvez só nesse dia, estivéssemos realmente preparados para receber verdadeiramente a mensagem e integrá-la com todos os sentidos!



Por isso, toca a reorganizar a agenda diária, para um tempo Só e Exclusivamente para mim! Porque, de momento, essa é uma necessidade que preciso de satisfazer.  


Também sentem essa necessidade?
Também sentem a importância destes "momentos Txaram"? Dos insights?

Fotos: 1- nugroho dwi hartawan por Pixabay; 2- Mel por Academia de Parentalidade Consciente

1 comentário:

Mary disse...

Lembro-me de experiênciar na faculdade aquela sensação de não estar a perceber nada de um assunto ou de uma matéria e de repente, do nada, parece que a luz no cérebro se acende e tudo começa a fazer sentido! Não consigo bem transmitir por palavras a sensação, mas acontecia-me às vezes e ainda hoje me lembro de como ficava feliz e eufórica por de repente compreender! Acho que essa sensação é a mais próxima de um insight que já vivi, e lembro-me que é muito prazerosa :)
Fico muito feliz que o teu insight te tenha conduzido a organizares a tua vida e a tua rotina para teres tempo para ti, porque sem dúvida que é fundamental! Para poderes estar bem com os pequeninos traquinas tens primeiro que estar em paz contigo própria :)
Força nessa jornada de ser mãe e mulher :) Nunca te esqueças de cuidar de ti!