domingo, 2 de fevereiro de 2020

Primeira noite fora!

Hoje, pela primeira vez, os meus filhos dormiram fora!! Já ouve algumas tentativas dos pequenos dormirem em casa dos avós... gostam imenso de passar lá o dia (de brincar, de comer, tomar banho, etc.), não gostam de passar a noite! Chega a hora de dormir e... não adormecem! Querem a mamã e o papá para dormir!!! 

E hoje seria apenas mais uma desses dias, em que brincavam, tomavam banho, jantavam e na hora de dormir, os iríamos buscar... contudo, pouco antes dessa hora, recebo uma mensagem a dizer: "Eles adormeceram. Podem ficar sossegados, boa noite para vocês!" 

Como assim boa noite para vocês?! Então e agora? Não os vou buscar?!! Como é que vou dormir sem eles?! Será que eles vão passar bem a noite? Será que vão acordar a meio da noite para os ir buscar? Será que..?! Será que...?!

Dei por mim inundada de questões e um pouco incomodada com a situação. Mas não era isso que eu queria?!! Não era eu que queria uma noite tranquila?! De onde veio esta inquietação?! Esta estranha sensação de desconforto?!

E não foi preciso uma reflexão assim tão profunda para perceber que, mais do que eles não estarem preparados para dormir longe da mãe... é a mãe que não está preparada para dormir longe dos filhos! 

E por isso mesmo, talvez necessite de mais noites destas, para que consiga desamarrar um pouco as amarras e dar-lhes espaço a eles, e a mim! Entendermos todos, que somos seres diferentes e independentes, não somos siameses, logo não necessitamos de estar sempre colados!

Sim, porque tantas vezes "reclamo" que preciso de tempo e espaço para mim, que preciso respirar... mas no fundo, não estou preparada para ter esse espaço e esse tempo! Não estou preparada para ficar longe deles! 

E será que muitas das vezes o problema não somos realmente nós? Eles estão preparados para voar, mas nós não estamos preparados para os soltar? Será que isso não acontece mais vezes do que aquelas de que temos consciência? 



1 comentário:

Mary disse...

Também me lembro muito bem desta noite porque estava lá ;) Foi a primeira noite que eles ficaram em casa da avó e com a tia (babada) =P
Brincaram até à exaustão e dormiram que nem uns anjinhos! Há coisa mais serena no mundo que uma criança a dormir?! Acho que não! :)

Ler o teu texto faz-me pensar o quão difícil deve ser para os pais deixar os seus filhos voar! Porque vejo à minha volta que a partir do momento que um casal sabe que vão ser pais, as suas vidas e as suas prioridades mudam completamente, e os filhos passam a ser o centro de tudo! Tanto que as pessoas se desabituam de si próprias e já só sabem viver em função dos filhos! E quanto mais tempo o casal demorar a perceber que para além de pais continuam a ser pessoas singulares e continuam a ser um casal, mais difícil se torna cortar o cordão umbilical que têm com os filhos e mais difícil se torna deixá-los voar!

Mas eu que sei?! Nada de nada! :)