sexta-feira, 20 de março de 2020

Fiquem em casa!!

Não me tem apetecido escrever... e, por esse motivo, não tenho escrito! Gosto de escrever quando tenho vontade, quando sinto que tenho algo a dizer, algo que possa ser útil ou algo que precisa de sair para fora da minha cabeça... isso não tem acontecido! Tenho pensado: tenho a cabeça demasiado desorganizada... preciso de organizar primeiro este caos interior, para depois então conseguir escrever... mas hoje dei por mim a pensar: será que tenho que organizar a cabeça para depois conseguir escrever, ou será que tenho que escrever para organizar a cabeça? A verdade é que não sei a resposta mas, mesmo com os pensamentos num turbilhão decidi sentar-me e escrever!


Há cerca de 3 semanas, quando os casos de coronavirus começaram a surgir em Portugal, sentia uma ligeira inquietação, mas sentia-me maioritariamente calma! A semana passada comecei a sentir-me um pouco revoltada... revoltada com a ausência de implementação de certas medidas que, a meu ver,  deveriam ser tomadas pelos governantes (mas quem sou eu?? O que sei eu sobre isto??... na realidade sou uma leiga em termos de saúde pública ou economia,  são apenas bitaites, e opiniões pessoais!!) mas, sobretudo, revoltada com a atitude de certas pessoas que teimavam em não levar isto a sério e a desrespeitar os concelhos dados pela DGS ou pelo Governo/Ministério da Saúde. Hoje, o cenário mudou muito. Novas medidas foram tomadas, muitas pessoas acatam os concelhos da DGS e governo e dizem que estamos a ser um "povo exemplar!" Contudo, ao ver as notícias, continuo a achar que, para vencer esta batalha, temos que fazer mais e melhor... luvas espalhadas pelo chão de várias cidades do país?? Jornais que fazem manchetes com o título "Idosa de 94 anos morre infetada pelo filho"??  Pessoas que continuam a achar que podem fazer o seu dia-a-dia normalmente, porque ficar em casa é aborrecido!? 
Sim, ficar em casa pode ser muito aborrecido, mas a outra opção pode-nos trazer muito mais aborrecimentos... no meio deste caos em que a nossa rotina/vida se transformou de forma tão repentina, não consigo deixar de pensar em como sou uma sortuda... tenho uma casa onde me posso recolher e ficar recatada com conforto! Sem passar frio, sem apanhar chuva... 

Não sei muito sobre o assunto, penso que nunca fez parte do meu currículo estudantil, mas lembro-me da minha avó me falar sobre a Pneumónica, sobre quão avassalador foi e nas marcas profundas que deixou nas famílias (muitas famílias perderam entes queridos, e a nossa não foi exceção)... agora, um século depois, estamos a viver algo, talvez, semelhante (se bem que espero que não atinja a mesma proporção) e penso que, apesar de tudo, temos muita mais sorte por viver agora e não há 100 anos... os nossos hospitais estão muito melhor equipados, as nossas casas têm muito mais conforto, temos acesso a melhores cuidados de higiene pessoal e não só, as próprias cidades são muito mais higiénicas... por isso eu tenho esperança de que, desta vez, vamos conseguir vencer a guerra com menos baixas pessoais... 

E eu, como me sinto hoje?! 
Preocupada... preocupada pela facilidade de propagação do vírus e pela facilidade de contágio.. preocupada com os meus familiares: a minha mãe que tem que continuar a trabalhar, o meu pai que teima em sair de casa, os meus avós que não só pela idade, mas pelas patologias associadas, são de risco muito elevado... um pouco mais tranquila pelo facto de a gravidade, até agora, ser menor em crianças (como evitar que as crianças levem as mãos à boca?? se souberem de algo eficaz, por favor partilhem!)... 

Sinto que estamos em guerra...uma guerra contra um inimigo silencioso...  se fossem bombas a cair do céu, ninguém duvidaria do que estávamos em guerra! Agora, perante um inimigo que chega sem ninguém dar conta, não se ouve, não se vê, como fazer com que seja real para todos??  

Ver o que se passa nos outros países não será suficiente?? 
Quando começou, em dezembro, na China! Ok... a China fica do outro lado do mundo... outro continente, outra cultura, outros costumes... demasiado longe e dificilmente chegará cá!! É um problema deles!!! 
Então e Itália??! Itália é aqui perto!! Não serão suficientes os relatos que nos chegam de lá?? As proporções que a epidemia tomou? O desespero das pessoas, principalmente dos profissionais de saúde? A falta de recursos?? 
Então e Espanha?! Espanha é aqui ao lado!! Ao dia de hoje mais de 1000 mortos... não será melhor aprender com os outros, do que vivenciarmos estas situações na pele?!

Mais vale uns dias de desconforto "presos" no conforto do nosso lar... do que a opção B!!
Por isso cuidem-se e FIQUEM EM CASA!!!! 

Fotos: 1- Notícias de Coimbra; 2- army.mil; 3- recebi a foto pelo WhatsApp, pelo que não sei identificar a fonte... utilizei-a, porque me pareceu útil neste contexto, caso não seja permitido, agradeço o contacto para efetuar a sua remoção.

2 comentários:

Mary disse...

O teu texto é de 20 de Março e hoje estamos a 01 de Abril... Como me sinto hoje? Hoje sinto-me "estranhamente" mais tranquila do que nessa altura... E porquê?! É mera falsa sensação de controlo... Ilusão do meu cérebro...Estou em casa desde o dia 18 de Março, controlo as notícias que ouço e mantenho-me "longe" do problema...

Lembro-me quando tudo começou em Portugal... Na primeira semana estava super optimista em relação à nossa capacidade de contenção! Muito crente nos nossos governantes e no nosso povo...
Passado poucos dias, e já depois das escolas terem sido encerradas, veio a descrença total nas pessoas! Perante uma situação tão séria e já com danos incalculáveis noutros países, os portugueses decidiram sair em multidão para tomar copos, idas à praia e festas cujo tema central ainda era o próprio Corona! Nem queria acreditar no quão ingénua tinha sido em acreditar que as "pessoas" eram responsáveis e estavam a ter consciência do cenário actual!
Nesta altura o pânico e a revolta começaram a instalar-se em mim... Sentia-me com medo de sair de casa, revoltada com quem devia ficar em casa e não ficava e ainda mais revoltada quando tinha que sair para ir trabalhar e no rádio já se ouvia "fiquem em casa"! Na minha cabeça surgia sempre a mesma resposta: "Se eu pudesse até ficava! Quem me dera!!"
Nesta altura sentia que o vírus não me podia ferir directamente, porque caso eu o apanhasse, sendo jovem e saudável, teria "apenas uma gripe normal" e passado uns dias estaria bem de novo... O que me atormentava era (tal como tu disseste) a minha família... Mãe, Pai, Avô, Avó, Madrinha Augusta... Perdemos recentemente a nossa avó e não estou preparada para lidar com outra perda... (Nunca estamos!!!) Não assim... Não sem poder voltar a ver a pessoa, não sem lhe poder dar um abraço, um beijinho, dizer ao ouvido (mesmo que não me ouça ou não me entenda) o quanto a Amo e me faz falta! Simplesmente não pode acontecer!!!
E uma vez mais, passado poucos dias, os meus pensamentos tornaram-se reais... e eu vim teletrabalhar para casa! Aquilo que parecia impossível aconteceu e desde então sinto-me numa bolha... Parece que eu e todas as pessoas que conheço estão (de algum modo cósmico) protegidas... A cada dia que passa e ouço do outro lado do telefone "nós estamos todos bem e tu?", aquece-me o coração e faz-me acreditar que tudo vai ficar bem!

Faço bem em deixar que a minha mente me crie esta falsa sensação de controlo?! Não sei, mas a verdade é que me sinto mais calma hoje do que no dia 20 de Março! Que restabeleci a fé e a confiança nos nossos dirigentes governamentais e acima de tudo nas pessoas! Hoje tenho fé que no fim (os que chegarem ao fim) vamos estar mais fortes e mais unidos que nunca, vamos estar mais solidários e gratos que nunca!

Fiquemos em casa e vai ficar tudo bem!

Mel* disse...

Eu, na minha humilde opinião, acho que um dos poderes que temos neste momento, é o de poder controlar aquilo que consumimos a nível de informação. A informação é tanta, chega a toda a hora, de todos os lados, dados, teorias, verdades, mentiras... a cada minuto há nova informação e se nos mantivermos sempre on, penso que será difícil de manter a sanidade!

Claro que não podemos estar numa bolha impenetrável, contudo podemos e, a meu ver devemos, apostar naquilo que podemos controlar para conseguirmos manter a nossa sanidade mental e o equilíbrio emocional. E se não podemos controlar a informação que passa nos media, podemos controlar aquela que consumimos! E isso é uma ótima ferramenta! Principalmente porque apenas depende de nós!

E como ainda estamos apenas no início desta crise, o melhor é mantermos-nos calmos e sãos durante mais um tempo ;)