terça-feira, 29 de maio de 2012

Boundaries.....

"I have boundary issues with men. Or maybe that's not fair to say. To have issues with boundaries, one must have boundaries in the first place,right? But I disappear into the person I love. I am the permeable membrane. If I love you, you can have everything. You can have my time, my devotion,my ass, my money, my family, my dog, my dog's money, my dog's time - everything. If I love you, I will carry for you all your pain, I will assume for you all your debts (in every definition of the word), I will protect you from your own insecurity,....., I will give you the sun and the rain, and if they are not available, I will give you a sun check and a rain check. I will give you all this and more, until I get so exhausted and depleted that the only way I can recover my energy is by becoming infatuated with someone else." 
(E. Gilbert)

Este texto é so, so, so, so, so, so ME!!!! 
Mas, é sempre altura de mudar.... o primeiro passo é reconhecer o problema, depois, encontrar uma solução! E depois, passo a passo, caminhar em direcção a ela!!
  

segunda-feira, 28 de maio de 2012

domingo, 27 de maio de 2012

Varanda...

Está a anoitecer e o tempo começa a arrefecer, é hora de recolher! Mas a vontade de ir embora e de te deixar é muito pouca! Afinal foi uma relação feliz e longa (de um dia)! Sim, um dia! Mas foi um longo dia, que passou rápido!!! Longo no sentido em que muita coisa aconteceu! Quer dizer, acontecer acontecer, não aconteceu nada, mas foi tão esclarecedor!! Foste uma companhia e tanto :) Dificilmente faria revelações tão importantes e profundas num primeiro encontro... acho que descobri o amor à primeira vista!! :)

Descobri que há muito tempo não conseguia sentir a paz que sinto aqui contigo, sentada neste cantinho!!
E num só dia vimos o sol nascer... ouvimos o dia despertar... curtimos o sol e o canto dos passarinhos... ouvimos a chuva a cair enquanto bebíamos um chá quentinho... partilhámos a trovoada (que eu tanto gosto!)... observamos o anoitecer e acima de tudo partilhámos pensamentos, medos, fracassos, anseios, busca de soluções.....!!

E sim, conseguiste ajudar-me a perceber que tudo depende única e exclusivamente de mim! Não que isso seja novidade, não é! Mas desta vez senti-o de maneira diferente... desta vez sinto que realmente só falta eu querer mais um bocadinho... só falta aquele bocadinho e que então serei capaz de tudo... 

Hoje de manhã enquanto víamos o sol a nascer e partilhávamos uma chávena de chá, pensei como começo sempre com um pensamento derrotista! Como qualquer desafio proposto começa quase sempre, com o mesmo pensamento da minha parte "ah, isso é impossível, é algo que nunca vou conseguir fazer!" Ora aí estão 3 palavras que não são para utilizar na mesma frase!! Impossível, nunca e conseguir!! A partir de hoje, está proibido!! E este simples pensamento chegou com a chávena de chá!! Eu adoro chá! Bebia chá a toda a hora... quer dizer, não sei bem se bebia chá ou se bebia açúcar com chá! Porque este era sempre carregado de colheres e colheres de açúcar! Todos me diziam: "não deves por tanto açúcar no chá, isso faz-ta mal".. mas eu respondia sempre, "ahhh, não gosto de chá sem açúcar!", "sem açúcar não consigo beber!". E continuava... como não conseguia deixar de lado o açúcar, deixei de beber chá! Porque não conseguia beber chá sem açúcar.... e estive sem beber chá durante muitos meses! Até que um dia, me ofereceram chá ou café, numa daquelas situações em que fica bem tomarmos qualquer coisa... como não sou grande adepta do café, optei pelo chá! "com ou sem açúcar?"...... após um longo momento de hesitação "Sem açúcar" . respondi! E bebi o chá todo! Não me soube uma maravilha, mas também não foi horrível! Sobrevivi!!! E a partir desse dia voltei ao chá e nunca mais o bebi com açúcar.... e continuo a gostar de chá!

Porque raio começo sempre com o pensamento do "isso não consigo?!"
Chega!!! Consigo sim... se eu quiser, se tiver a força de vontade e a perseverança suficientes, consigo tudo o que quiser... só depende de mim! 
E sou só eu que tenho que mudar... não o mundo, não as pessoas que me rodeiam!! Mas apenas eu e a forma como encaro tudo!!! Não mais com o olhar pessimista e derrotista e de alguém fraco e que não sabe o que quer!! E sim, talvez não saiba o que quero, mas de modo algum sou fraca e não vou sair derrotada!!!

Quero levar-te comigo!!! Se não podes ir, pode a tua paz acompanhar-me?! :)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

The Way

"you don't choose your life! You live one!" (The way)


TheWay, o filme que me fez companhia ontem antes de deitar, e talvez o motivo de eu me sentir um pouco estranha durante o dia de hoje! É um filme sobre o Caminho de Santiago...
Uma das melhores experiências da minha vida!! Enriquecedora a tantos níveis!! Já queria repetir, mas ao ver o filme só fiquei com mais vontade de fazer o caminho original... pegar na mochila e caminhar os mais de 800km que o compõem, caminhar durante 1-2 meses! 

Sem stresses, sem pressões! Só eu, a natureza, a calma, a paz e todas as pessoas com que nos vamos cruzando... é demais! Acho que por muito que queira não consigo transpor o que me senti durante os dias de caminhada!! As paisagens fantásticas com que somos brindados, as pessoas de todo o mundo com que nos cruzamos, que se tornam companheiros de viagem e com quem acabamos por "fazer amizade"... E a sensação que se tem ao chegar a Santiago e olhar para a Catedral! Já fui a Santiago inúmeras vezes, mas chegar como peregrino é indescritível! Primeiro uma sensação de "Afinal Consegui!!!" depois uma sensação de Paz...

Claro que existem as bolhas nos pés e as dores musculares... mas com um pouco de coragem e determinação, lá se vai conseguindo superar, passo a passo, dia após dia, rumo ao objectivo, rumo à meta!!

Não vejo o dia de repetir!!!!
"Bon Camino!!"

quinta-feira, 24 de maio de 2012

I'm a believer

Hoje sai para dar uma volta logo pela manhã! É incrível o movimento que já existe por aqui, ainda nem o sol nasceu! A vida começa realmente cedo.... senti-me realmente uma afortunada por poder usufruir da companhia da minha cama por mais umas horas! :)

Enquanto fazia este meu passeio matinal dei por mim a pensar nas amizades!! Existem ainda amizades sinceras e verdadeiras?! Eu acredito que sim! Eu acredito sempre nas pessoas, but maybe "I'm just a dreamer!!!!"

O meu pensamento rapidamente saltitou para pessoas que há uns tempos eram primordiais na minha vida, e que hoje simplesmente desapareceram....

Algumas de forma inevitável... porque os caminhos acabam por se separar, acabamos por seguir vias muito distintas, e deixamos de nos cruzar na correria do dia a dia! Apesar de termos repetido inúmeras vezes, na inocência tão característica da infância, que seriamos amigos para sempre... e não é que seja mentira, porque continua lá qualquer coisa de especial! E apesar de deixarmos de ter tempo para partilhar com elas, quando nos encontramos percebemos que a conversa flui tão naturalmente que parece que nunca nos separámos! E reparamos que qualquer coisa de mágico continua lá... e é um sentimento tão bom!! É a amizade!

Algumas de forma menos pacífica! Nos últimos anos, acabei por perder pessoas que nunca pensei perder... pessoas que faziam parte da lista dos principais amigos! Aqueles a quem recorremos inevitavelmente quando temos um problema, quando algo de bom nos acontece e temos que partilhar... aqueles com quem queremos partilhar tudo!!! Claro que a culpa nunca é solteira, apesar de nós muitas vezes querermos fazer parecer!!

Mas é triste quando percebemos que aquela amizade não era assim tão verdadeira! A pessoa não era bem aquela que nós pensávamos que seria!! Era apenas uma ilusão.... porque se fosse, realmente haveria uma forma de resolver o problema, contornar a situação! Haveria espaço para o diálogo, para a discussão! Encontrar-se-ia uma solução... se isto não acontece, é porque se calhar não somos assim tão importantes na vida da outra pessoa como ela é na nossa!! É difícil encarar esta realidade, mas é melhor aprender a lidar com ela, do que viver a vida inteira enganados!!

Sei que isso vai continuar a acontecer... sei que assim como eu sou desiludida, provavelmente desiludo também muitas pessoas, ninguém é perfeito! Mas acredito que quando se gosta, se consegue uma forma de resolver qualquer problema! Nada é impossível!! E o bom no meio de tudo isto, é que, apesar de tudo eu continuo a acreditar nas pessoas! Que há pessoas que valem a pena!! Mas como não?! "I'm a believer!!"

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Será?

"Quando a dor de não estar a viver, for maior que o medo da mudança, a pessoa muda!" 
(Freud)

domingo, 20 de maio de 2012

Brioooooooooooooooooooooooooosaaaaaaaa

Não consigo acreditar que estou a perder a festa!!!! Toda uma cidade em festa... milhares de pessoas na rua a festejar, e eu aqui, a 1800 km de distância!! Este misto de sentimentos está a corroer-me ao ver as imagens... uma alegria que transborda, pela vitória... e uma tristeza tão grande, por não poder estar presente...
O que eu não dava para me tele-transportar neste instante!!
Foi um jogo sofrido!! Daqueles de roer as unhas até não haver mais, mas foi uma vitória muito merecida! E conseguimos assim fazer história, 73 anos depois!!!

Espero que sirva de inspiração, que sirva para levantar a moral, e que passemos a ser uma equipa que conquista taças e títulos, e não uma equipa que luta até ao último instante pela manutenção!!

Parabéns Briosa e Obrigada por esta alegria... porque mesmo à distância não consigo deixar de ser contagiada pelo clima de festa que se vive aí, na minha cidade, pelo meu clube!! (sim, porque é possível ter dois clubes do coração....)

sábado, 19 de maio de 2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sorri....

"Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar

Os teus dias tristonhos vazios


Sorri quando tudo terminar

Quando nada mais restar

Do teu sonho encantador


Sorri quando o sol perder a luz

E sentires uma cruz

Nos teus ombros cansados doridos


Sorri vai mentindo a sua dor

E ao notar que tu sorris

Todo mundo irá supor

Que és feliz."

(Charles Chaplin)


Um sorriso é algo de maravilhoso! Porque é algo tão simples, e que pode operar verdadeiros milagres! Quantas vezes até estamos a ter um dia cinzento, e de repente alguém simplesmente nos olha e sorri... esquecemos por instantes o que nos inquieta, e sorrimos de volta, sorrimos para nós devido aquele gesto tão puro e verdadeiro... o sorriso acaba sempre por ser uma troca, porque quando sorrimos há alguém que nos retribui (bem, a maioria das vezes!!!). 

E quando damos por nós a sorrir sozinhos, com uma lembrança, um pensamento! Não é fantástico? 

O sorriso é algo que me acompanha todos os dias, independentemente do estado de espírito que possa estar por detrás dele! Mesmo naqueles dias mais cinzentos, não consigo deixar de sorrir....
Sorrir é importante, porque pode contagiar, nem que seja por instantes, quem nos rodeia!
Vamos todos sorrir, o máximo possível... contagiar de forma positiva :)
Bora.....

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Your Life....

It's seems so easy?!
Why It's not?!
It's really difficult or we compicate everything?!?!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Não te preocupes, vai correr tudo bem!"

Eu sei que foi apenas um sonho, mas foi tão real!!
Foi tão efémero, e mesmo assim marcou tanto! Aliás, como marca sempre qualquer coisa relacionada contigo! Acordei completamente desorientada, sem saber onde estava, para onde tinhas ido!! E foi então que alguns segundos depois compreendi que sonhara... mas apesar de tudo,  a sensação foi tão boa! Tão reconfortante, tão apaziguadora! Porque te vi... te ouvi... porque te senti!! O teu abraço forte... a tua mão agarrada à minha enquanto corríamos feitas loucas! E porque ainda agora as tuas gargalhadas ecoam na minha cabeça! E foi após uma dessas gargalhadas ensurdecedoras enquanto falávamos de trivialidades que me olhaste nos olhos sorrindo, e me disseste:  "Não te preocupes, vai correr tudo bem!" Aquele abraço apertado, e desapareceste a sorrir!!

Sim, eu sei que foi um sonho.... mas posso acreditar, nem que seja por um bocadinho, que conseguiste voltar para mim por instantes! Acreditar que continuas comigo, apesar de estares "ai"! Acreditar que afinal não me deixaste sozinha, não partiste definitivamente....Porque de cada vez que fechei os olhos hoje, fui brindada com o teu sorriso luminoso, e isso me fez sorrir tantas vezes!! E que nem que tenha sido por um dia, conseguiste fazer-me acreditar que, "Tudo vai correr bem!". Que não importa quão complicadas as coisas pareçam no momento, que vou conseguir chegar lá!! Seja "lá" onde for....
Obrigada....
Obrigada por continuares presente nos momentos mais difíceis....
 Adoro-te ***


terça-feira, 15 de maio de 2012

Exigindo.....

 


"E porque mesmo sem quereres exigir, acabaste por exigir...!!"

Esta frase continua a ecoar na minha cabeça sem parar.....
É verdade, como às vezes uma frase basta para fazer um click e mudar tudo!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Culpas....

Eu bem que tento culpar-te:
"Estou triste porque não me ligaste!"
"Estou triste porque não me respondeste à mensagem!"
"Estou triste porque não vieste!"
"Estou triste porque trabalhas 20 horas por dia, e nem te lembra de mim!"
"Estou triste porque.............."

podia continuar a enumerar razões pelas quais me deixas triste!! Mas não vale a pena, porque finalmente hoje compreendi (ou resolvi admitir) que tu não tens culpa! A culpa é completamente e toda minha!!

Sim, não me ligas tantas vezes quantas eu gostaria? Verdade!
Sim, não me mandas tantas mensagens quantas eu gostaria? Verdade!
Sim, disseste que vinhas, mas tiveste que ficar a trabalhar, e não vieste? Verdade!
Sim, trabalhas 20 horas por dia, 7 dias por semana, e esqueces-te que há coisas para além desse mundo? Verdade!

Sim, não me dás a atenção que eu gosto, quero ou preciso! Mas a culpa de eu estar triste não é tua, mas sim minha! Minha porque permito que isso determine o meu humor!
Sim, disse que não o voltaria a fazer....e voltei! É mais forte do que eu... eu quero mudar isso, mas como?! Como?! Como deixar de colocar a minha felicidade nas costas de outra pessoa?! Como conseguir gerir apenas com base em mim? Será possível?!
Sim, claro que vais sempre influenciar o meu humor, mas não pode ser com esta intensidade! Influenciar sim, comandar não!

Mas como dar o próximo passo?!

domingo, 13 de maio de 2012

Vazio....

Estive onde queria estar e com quem queria estar.... porquê esta sensação de vazio?!

Se calhar a resposta não é assim tão complicada! Se calhar é até demasiado óbvia! Será exactamente por isso que esta sensação de vazio voltou de forma tão ou mais intensa do que anteriormente? 

Será porque sei exactamente o que devo fazer e porque isso é tão diferente daquilo que quero?!

SIM......

quarta-feira, 9 de maio de 2012

domingo, 6 de maio de 2012

Mãe....

Hoje mais uma vez quis dizer, mas mais uma vez não consegui!!!
Hoje, mais do que nunca, isso me entristece! Porque é tão difícil? Porque fica aquele nó na garganta??!
Espero um dia consegui dizê-lo (não quero que seja tarde demais!!!)... porque apesar de eu saber que tu sabes, é sempre importante dizê-lo e escutá-lo!

Amo-te muito mãe!
Obrigada por existires...
Obrigada pelo exemplo que sempre me deste...
Obrigada por estares sempre lá por mim...
Obrigada por dares sempre o teu melhor...
Obrigada por me ajudares a ser quem sou...
Obrigada por tudo...
Obrigada por nada...
Obrigada......
Adoro-te......

quarta-feira, 2 de maio de 2012

If.....

you like me............ Tell Me
you miss me........... Show it
 you love me............ Prove it

terça-feira, 1 de maio de 2012

"Coragem....

....é levantar da cama todo dia, mesmo sabendo que seria infinitamente melhor ficar ali!"