sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Dentinhos

Desde pelo menos os 3 meses (ou talvez até um pouco antes) que o Pedrinho se começou a babar intensamente e a levar as mãos à boca, toda a gente dizia “são os dentes”, “ah, isso é dos dentes que estão para nascer”… achei que era um pouco cedo ainda, as gengivas não me mostravam qualquer tipo de sinal, pareciam uma lâmina, continuavam fininhas, mas a verdade é que nunca tinha acompanhado o romper dos dentes de um bebé, era também para mim uma novidade (como tudo o que respeita a maternidade e este novo papel). 
Os meses foram passando, a baba continuava a sair intensamente e para além das mãos e dos dedos, qualquer objecto era de imediato levado à boca. Como se o seu único objectivo de vida fosse colocar TUDO o quanto existe na boca. 
Os seis meses chegaram e as gengivas continuavam iguais… dos dentes nem sinal!! Se um dia ele estava mais irritado e menos paciente, como a baba continuava e os dedos na boca também: “ah isso são os dentes….”. Os dentes, sempre os maus da fita!!! 
Mas as semanas continuaram a passar, rapidamente chegámos aos nove meses, e dos dentes nem sinal… Não é que seja propriamente fácil observar a boca de um bebé, pois ele não é propriamente colaborante, não abre e deixa espreitar bem, nem analisar, tem que ser tudo muito a correr, mas continuava a não notar grandes alterações na gengiva.
Confesso que observava principalmente o maxilar inferior, pois "é sabido" que os primeiros dentes a romper são os incisivos centrais inferiores… claro que no corpo humano nada é exacto, não há certezas absolutas, há apenas estatísticas, médias e desvios. E enquanto eu continuava muito atenta ao maxilar inferior, eis que no maxilar superior se começa a notar uma ligeira inflamação gengival - gengiva ligeiramente aumentada, mais vermelha, e com uma certa linha branca “no horizonte”. 
Bolas, como é possível ele começar a erupção pelo maxilar superior e eu nem dar conta?? Pois, tenho que admitir que estava tão focada no inferior, que me escapou que os dentes estavam a começar a erupcionar mas em cima… foi o pai que me disse:
 - olha acho que os dentes estão a começar a nascer
- Não me parece, tenho andado atenta e a gengiva continua na mesma, fininha e sem sinais de dentes. Olha aqui (apontando para o maxilar inferior). 
- Não, mas não é aí, é em cima, olha aqui (e fazendo o Pedrinho rir, lá observei as alterações…). 
Sim, realmente os dentes estavam a chegar… como pude estar tão focada no considerado normal, que me esqueci que podem ocorrer variações?? Senti-me um bocadinho “incompetente”, e decidi ir pesquisar… seria assim muito comum esta variação? Seria mais comum do que eu pensava os dentes superiores erupcionarem primeiro do que os inferiores? 
Não foi um dado muito fácil de encontrar, pois a maioria da literatura diz apenas que a erupção dos dentes de leite se inicia com os incisivos centrais inferiores por volta dos 6 meses. Mas encontrei um estudo feito na população espanhola (que de todas as que encontrei, seria a mais semelhante à nossa), que concluía que “a erupção de um incisivo lateral superior antes de pelo menos um incisivo central inferior ocorreu em 9,3% dos rapazes e 12% das raparigas”, ou seja numa pequena percentagem da população estudada os incisivos superiores erupcionaram antes dos inferiores”. Outro estudo, desta vez no Brasil, mostrou que nos rapazes o primeiro dente a erupcionar com mais frequência foi o incisivo central superior esquerdo, enquanto nas meninas foi o incisivo central inferior esquerdo. 
Pronto, o Pedrinho está nesta percentagem que iniciou a erupção pelo maxilar superior, ensinando-me desde logo a lição de que não posso estar apenas à espera que os acontecimentos ocorram pela norma… há excepções e ele pode fazer parte delas! Há que estar atento a todos os pormenores e não generalizar! 
E confesso que para além dos sinais locais, como a inflamação gengival, não notei nenhuma alteração sistémica ou comportamental no Pedro... não notei que tenha ficado mais rabugento ou irrequieto, não teve alteração do apetite e não fez febre. Não sei como será com a erupção dos próximos, mas para já, nenhuma alteração a referir.

E aí por casa, com os vossos bebés, como correu esta fase?

Fotos: 1- collusor em pixabay 2- Chrisbwah em Wikimedia Commons 3- Clker-Free-Vector-Images em Pixabay

Sem comentários: