
Os meses foram passando, a baba continuava a sair intensamente e para além das mãos e dos dedos, qualquer objecto era de imediato levado à boca. Como se o seu único objectivo de vida fosse colocar TUDO o quanto existe na boca.
Os seis meses chegaram e as gengivas continuavam iguais… dos dentes nem sinal!! Se um dia ele estava mais irritado e menos paciente, como a baba continuava e os dedos na boca também: “ah isso são os dentes….”. Os dentes, sempre os maus da fita!!!
Mas as semanas continuaram a passar, rapidamente chegámos aos nove meses, e dos dentes nem sinal… Não é que seja propriamente fácil observar a boca de um bebé, pois ele não é propriamente colaborante, não abre e deixa espreitar bem, nem analisar, tem que ser tudo muito a correr, mas continuava a não notar grandes alterações na gengiva.

Bolas, como é possível ele começar a erupção pelo maxilar superior e eu nem dar conta?? Pois, tenho que admitir que estava tão focada no inferior, que me escapou que os dentes estavam a começar a erupcionar mas em cima… foi o pai que me disse:
- olha acho que os dentes estão a começar a nascer!
- Não me parece, tenho andado atenta e a gengiva continua na mesma, fininha e sem sinais de dentes. Olha aqui (apontando para o maxilar inferior).
- Não, mas não é aí, é em cima, olha aqui (e fazendo o Pedrinho rir, lá observei as alterações…).
Sim, realmente os dentes estavam a chegar… como pude estar tão focada no considerado normal, que me esqueci que podem ocorrer variações?? Senti-me um bocadinho “incompetente”, e decidi ir pesquisar… seria assim muito comum esta variação? Seria mais comum do que eu pensava os dentes superiores erupcionarem primeiro do que os inferiores?

Pronto, o Pedrinho está nesta percentagem que iniciou a erupção pelo maxilar superior, ensinando-me desde logo a lição de que não posso estar apenas à espera que os acontecimentos ocorram pela norma… há excepções e ele pode fazer parte delas! Há que estar atento a todos os pormenores e não generalizar!
E confesso que para além dos sinais locais, como a inflamação gengival, não notei nenhuma alteração sistémica ou comportamental no Pedro... não notei que tenha ficado mais rabugento ou irrequieto, não teve alteração do apetite e não fez febre. Não sei como será com a erupção dos próximos, mas para já, nenhuma alteração a referir.
E aí por casa, com os vossos bebés, como correu esta fase?
E aí por casa, com os vossos bebés, como correu esta fase?
Fotos: 1- collusor em pixabay 2- Chrisbwah em Wikimedia Commons 3- Clker-Free-Vector-Images em Pixabay
Sem comentários:
Enviar um comentário