quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dia 13, nem sempre um dia mau!

E os dias das notícias finais finalmente chegaram... falo no plural, pois ontem foi dia de repetir a ecografia e hoje dia de saber os resultados finais da amniocentese!

Ontem: 4 horas de espera e eis que finalmente me chamam. 
É verdade que em casa vou conseguindo gerir o stress e a ansiedade. É verdade que quando soube que teria de aguardar 15 dias para saber os resultados fiquei em pânico... como ia passar 15 dias sem saber o que se passava aqui dentro? Se estava tudo bem com a minha bebé? Como ia conseguir gerir o stress e a ansiedade? Como ia evitar que o medo se apoderasse dos meus pensamentos? Como ia conseguir dormir? Mas, para meu espanto até que me consegui controlar, consegui manter a esperança e acreditar que tudo estava bem, e tenho de admitir que estas duas semanas correram bem melhor do que eu esperava (sem dúvida que a meditação teve um papel fundamental). Mas a espera no hospital... essa leva qualquer certeza, qualquer esperança... surgem todas as dúvidas, todas as questões, todos os medos... todos os e se??!! e acreditem que 4 horas dá para muitos e ses!!!
Mas finalmente o meu nome ecoou e lá entrei para a ecografia. Deitei-me na marquesa com um nó na garganta, o coração aos pulos e a tremer um bocadinho (o mesmo médico: pouco simpático e atencioso - que não ajuda a cortar o gelo, mas que pelo contrário fabrica mais) - mas hoje as notícias eram boas: 
- Isto hoje está melhor. A sua bebé engordou um bocadinho, já está acima do percentil 10.  
Boa, senti que voltava a respirar! Sem dar conta estava completamente contraída e a reter o ar. Hoje as notícias foram as melhores, já só falta a etapa final: amanhã!

E hoje voltámos... hoje a espera foi muito menos longa, mas nem por isso menos dolorosa. Náuseas, aperto no estômago, aperto na garganta, mãos transpiradas, coração acelerado... foi assim que mais uma vez entrei na sala de consulta... mas mais uma vez as notícias foram positivas:
- Todos os testes cromossómicos feitos vieram com resultado negativo, aparentemente está tudo normal, a bebé cresceu, por isso só tem que continuar a fazer repouso, uma vida mais tranquila, sem grandes esforços e tem tudo para correr bem!

Acho que me faltam as palavras para descrever o que se sente. Acho que é um misto muito grande de sentimentos, uma grande descarga de adrenalina, mas acima de tudo um grande alívio... não poderia estar mais feliz! É a melhor prenda de Natal que poderia pedir. 
Agora é só cumprir as recomendações médicas: não stressar, repousar, não me esforçar e tenho a certeza de que tudo vai correr bem!
Só por hoje acredito! :)

Queria só deixar um abraço apertadinho a todos os casais que infelizmente não tiveram tão boas notícias. Muito sinceramente não consigo imaginar o que é estar do outro lado, a angustia que se deve sentir quando os nossos piores receios se tornam realidade, quando não está tudo bem com o nosso bebé... acho que não há palavras que consigam confortar, pelo menos no momento, e por isso deixo apenas um abraço muito forte, muita força e coragem!!

Fotos: 1 - Ben White em visualhunt, 2 - Fifaliana em pixabay

Sem comentários: