segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Quando é que devo esperar o primeiro dentinho do meu bebé?

Apesar dos nossos bebés nascerem desdentados e assim continuarem até cerca dos 6 meses (idade variável), a formação dos dentinhos começa bem cedo na barriga da mamã,  por volta da 6ª semana de vida intra-uterina.

Os dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite (devido à sua cor muito branca), são 20:
 - 10 superiores
 - 10 inferiores 


(sendo que em cada um dos lados direito e esquerdo temos, da linha média para a parte posterior da boca: incisivo central, incisivo lateral, canino, 1º molar e 2º molar).


Qual a ordem em que nascem os dentinhos?

A cronologia da erupção dos dentes (tanto os decíduos como os permantes) pode variar muito, sendo maioritariamente aceite que se inicia com os incisivos centrais inferiores por volta dos 6 meses. 
Há uma tendência para o incisivo central e segundo molar erupcionarem primeiro na mandíbula (maxilar inferior), enquanto o resto dos dentes erupciona primeiro na maxila (maxilar superior).

A ordem mais frequente de erupção é:




Contudo, como disse anteriormente, podem ocorrer diversas variações, sendo a genética um dos factores mais importantes. 

Podem ocorrer variações de até 6 meses entre a erupção do dente direito e esquerdo. Se passado esse tempo o dente não nascer, será melhor consultar um dentista, para  verificar se haverá algum factor que o esteja a impedir de erupcionar, ou se há algum outro tipo de problema. 

Ocorrem variações também no que respeita ao sexo, havendo estudos que demonstram uma ligeira tendência para uma erupção mais precoce nos rapazes, contudo o seu período médio de erupção é maior do que nas raparigas (que iniciam mais tarde e terminam mais cedo). 

Normalmente por volta dos 2 anos e meio a dentição decídua está completa e mantém-se em média até os 6 anos (idade que mais uma vez pode variar), altura em que nasce o primeiro molar definitivo, e se dá inicio à dentição mista.

1 e 2 - imagem modificada de Persian Poet Gal at English Wikipedia em Wikimedia Commons, 

Sem comentários: