domingo, 24 de dezembro de 2017

Feliz Natal!

Natal! Desde que me lembro que gosto do Natal. Gosto das músicas, dos enfeites, das cores, das luzes, dos cheiros, dos doces, da magia que se sente... mas gosto principalmente do aconchego do lar. Da ideia da família reunida, sem grandes preocupações, tentar, pelo menos por uma noite e um dia, estar presente. 
Não gosto do consumismo exagerado que rodeia a época, porque muitas vezes, mais do que o estar presente, preocupamo-nos com os presentes que temos para comprar, mas gosto da troca de prendas. Gosto de dar prendas e de ver a cara da pessoa quando a recebe, tentar perceber se realmente acertei e gostou, ou se foi um pouco ao lado (o que por vezes acontece...)... e sim, também gosto de receber... 

À medida que os anos passam, inevitavelmente vamos sentindo o Natal de forma diferente... quando esperamos ansiosamente pelo Pai-Natal, quando deixamos de acreditar nele e só queremos os presentes, quando estar com a família é uma seca e queremos é que passe para irmos ter com os nossos amigos, quando o que queremos novamente é apenas estar em família e com a família. 

Com o passar do tempo a nossa família também vai mudando... membros que partem, e nos deixam um vazio, sempre um pouco maior nestas épocas, novos membros que surgem e nos enchem de alegria. Este ano sem dúvida vai ser um Natal diferente, o primeiro em que o centro do meu Natal não sou eu, mas o meu pequenote, o primeiro Natal em que sou mãe, sua mãe! Bem sei, que ele ainda não liga a nada... não liga à árvore de Natal, nem às luzes, tão pouco aos presentes... mas a mim enche-me o coração poder olhar para ele e para a minha barriguinha proeminente, e não podia pedir melhor prenda do que ter um ao colo e saber que com o outro tudo está bem! É o melhor presente de todos!


Não sei como eles vão ser quando crescerem, nem tão pouco se irão gostar desta quadra, mas gostava de lhes conseguir transmitir tudo o quanto o Natal significa para mim, e como a sua chegada me enche o coração de Amor. Não quero que o Natal seja apenas sinónimo de presentes, apesar de esperar que os consigam sempre ter, mas que o estar em Família seja tão importante para eles como o é para mim.  Que eles tenham sempre uma família onde pertençam e se sintam em casa, porque casa é mais um sentimento do que um lugar... 

Foto: Mel 

Sem comentários: